Drenagem Linfática
 

Seu sistema linfático ajuda a eliminar os resíduos do corpo. Um sistema linfático ativo e saudável usa os movimentos naturais do tecido muscular liso para fazer isso.

No entanto, cirurgia, condições médicas ou outros danos podem causar o acúmulo de fluidos no sistema linfático e nos nódulos linfáticos, uma condição conhecida como linfedema .

Se você já fez uma cirurgia nos nódulos linfáticos ou envolvendo-os, seu médico pode ter sugerido uma massagem de drenagem linfática realizada por um massagista certificado ou fisioterapeuta. Contudo,

A massagem linfática não é recomendada para pessoas com as seguintes condições:

  • insuficiência cardíaca congestiva

  • história de coágulos sanguíneos ou derrame

  • infecção atual

  • problemas de fígado

  • problemas renais

 

Linfedema

Os procedimentos que afetam ou removem os nódulos linfáticos podem causar linfedema como efeito colateral.

O linfedema só ocorrerá na área próxima ao local da cirurgia.

Por exemplo, se você removeu os gânglios linfáticos como parte de uma cirurgia de câncer na mama esquerda, apenas o braço esquerdo, não o direito, pode ser afetado com linfedema.

O linfedema também pode ocorrer como resultado de uma lesão ou condições médicas, como insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou coágulos sanguíneos no corpo.

Para mover os fluidos para longe da área danificada, a massagem linfática, que usa uma pressão suave, pode ajudar. É uma técnica usada para reduzir o linfedema.

“Não falamos o suficiente sobre linfedema”, o acúmulo de líquido é desconfortável e causa dor e peso na área afetada. E se não for tratado “o linfedema de estágio 3 pode ser devastador”, causando depressão significativa e falta de mobilidade que pode complicar a cura.

Ao realizar uma massagem linfática, é importante que a massagem inclua mais do que apenas a área afetada. Todo o sistema linfático do corpo, exceto a cabeça, o lado direito do tórax e o braço direito, drena próximo ao ombro esquerdo. Portanto, uma massagem deve incluir todas as áreas a serem drenadas adequadamente. Faz bem para o corpo e os benefícios vão muito além da estética.