Consultório de Psicanálise

Consultório de Psicanálise

Consultório de Psicanálise

Consultório de Psicanálise

Patrícia Carletti Psicanalista

Patrícia Carletti Psicanalista

Freud

Freud

Consultório de Psicanálise

Consultório de Psicanálise

O que é Psicanálise e como funciona?

A Psicanálise é útil para pessoas que desejam compreender a si mesmas e o que está acontecendo em seu mundo interno, seja para lidar com questões específicas que estão enfrentando (depressão, perda, angústia, ansiedade etc.) ou para descobrir mais sobre si mesmas e a maneira como se comportam em seu mundo. Por meio da psicanálise, o indivíduo tem a oportunidade única de criar e desenvolver um relacionamento com seu terapeuta e, por meio desse relacionamento, explorar as maneiras pelas quais se relaciona com os outros. Isso é realizado em um ambiente seguro, confidencial e sem julgamentos, permitindo que a pessoa traga livremente para a terapia todos os aspectos de sua personalidade e as questões com as quais está lutando a qualquer momento.

A Psicanálise faz uma jornada muito diferente para cada pessoa. Para algumas pessoas, o sofrimento mental e emocional surge da dificuldade de compreender totalmente e dar sentido ao seu verdadeiro eu, com todas as suas necessidades, aspirações, sonhos e lutas pessoais. Isso cria uma dificuldade em aceitar a si mesmo, seus sentimentos, comportamentos e pensamentos. Para outros torna-se, em algum momento de suas vidas, incrivelmente difícil de organizar, assimilar e dar sentido a suas vidas e experiências, o que acaba resultando em uma sensação de caos interno, confusão, depressão, raiva e outros estados emocionais muito difíceis com seus pensamentos acompanhantes, igualmente difíceis e às vezes persecutórios. É uma experiência comum sentir que o mundo está se fechando rapidamente, deixando menos espaço e tempo para pensar.

A Psicanálise serve para criar esse espaço absolutamente essencial e precioso para que ocorra o crescimento pessoal. Nesse espaço, terapeuta e paciente começam a encontrar lentamente as palavras certas para descrever, organizar e compreender, o que pode ter parecido até agora como experiências indizíveis e, portanto, incompreensíveis. É um princípio básico da psicoterapia que, para entender o que está acontecendo dentro de nós, nossas experiências, é preciso encontrar palavras para descrevê-las. Ao encontrar essas palavras, o mundo emocional encontra expressão e as coisas começam a fazer sentido e se encaixam. A confusão e a angústia eventualmente diminuem em frequência e intensidade e torna-se mais fácil gerenciar os desafios da vida. A Psicanálise oferece um espaço nutritivo para todos os pensamentos e sentimentos do indivíduo, para que ele possa começar a viver uma vida original, descobrindo seu verdadeiro eu. Situações em que antes se sentia em um beco sem saída podem mudar, proporcionando novas opções e caminhos a seguir. As soluções podem ser encontradas para problemas anteriormente não gerenciáveis. Uma sensação de perda ou dificuldade de relacionamento com os outros e consigo mesmo, que antes era intolerável, pode se tornar administrável. Gradualmente, encontra-se o caminho para uma vida mais satisfatória e criativa. Entender os efeitos de suas experiências e trajetórias de vida, sua história e como chegaram “aqui”, é importante e necessário para se tornar uma pessoa mais forte, mais capaz de enfrentar e negociar os desafios atuais.

Psicanálise disponível online por meio do Skype patriciacarletti ou presencial.

Envie sua dúvida ou sugestão pelo whats  (11) 98252-2224 ou pelo email patriciacarletti@gmail.com

A Psicanálise online funciona?

Entrando no mundo da internet há alguns anos, os psicoterapeutas não podiam sequer conceber a ideia de que a clínica psicanalítica online seria um dia possível. Com a tecnologia atual avançando rapidamente e nossas formas de comunicação em expansão, alguns psicoterapeutas ainda hesitam em usar essa tecnologia em sua profissão. Faz sentido. Pode ser possível conversarmos e nos vermos a milhares de quilômetros entre nós, através do uso de um microfone. Pesquisas sobre a eficácia da psicoterapia online mostraram que ela é útil para pessoas que sofrem de transtornos de humor, como depressão e dificuldades com ansiedade. Também é eficaz com dificuldades emocionais, como problemas de relacionamento consigo mesmo e com os outros, problemas de autoconfiança, dificuldade de assertividade, controle e alívio do estresse, dificuldade de comunicação, co-dependência e uma ampla gama de outras dificuldades relacionadas ao ser humano. Em minha própria experiência como psicoterapeuta online, descobri até agora que as pessoas acham fácil se conectar comigo através do Skype, somos capazes de criar uma relação terapêutica significativa e segura e de fazer um uso muito bom da terapia.

 

Como funciona?

No atendimento em Psicanálise face a face, você visita a analista em seu consultório, o que significa que ela tem a capacidade e a responsabilidade de fornecer a você um espaço de terapia seguro e consistente, que seja silencioso, confortável, estável e o mais distante possível de qualquer tipo de perturbação e intrusão isso interromperia o processo transferencial e terapêutico. Na psicanálise online, uma vez que você está em sua própria casa ou escritório, a responsabilidade de criar esse espaço para cada sessão é sua. Em um mundo ideal, o espaço que você cria deve estar livre de intrusões como telefones tocando, pessoas entrando e saindo de seu espaço, a sensação de que alguém pode ouvir o que você ou analista estão dizendo e qualquer coisa que possa fazer você se sentir insegur@ em seu espaço de terapia. Isto nem sempre é possível. Esses distúrbios não são prejudiciais para a terapia real, contanto que não sejam a norma. Definitivamente, você pode conversar comigo sobre isso, para que juntos possamos encontrar a melhor solução.

 

 

Perguntas e respostas sobre a clínica psicanalítica online

Em relação ao atendimento presencial, a análise online deixa faltar transferência através do uso de uma câmera e um microfone? 

Essa objeção básica à terapia online é sobre o psicanalista online e o cliente não serem capazes de criar uma relação entre eles de forma a promover o desenvolvimento do processo analítico. Sem dúvida, nem todos os sentidos são usados ​​ao falar pelo Skype. No entanto, a linguagem corporal, expressões faciais, respostas nervosas, tom de voz etc., que revelam todos os tipos de nuances e material inconsciente, é bastante visível através da câmera. Alguém pode perguntar: “então, é possível que duas pessoas se unam e se sintam próximas o suficiente para falar sobre sentimentos difíceis, turbulências, luto, medo, raiva, tristeza e angústias”? A resposta é sim. E funciona muito bem.

Acho que seria melhor se eu apenas conversasse por meio de um software de mensagens com um Psicanalista. Dessa forma, posso permanecer anônim@...

Isso pode muito bem parecer mais seguro para você, já que seu analista não será capaz de ver você ou ouvir sua voz, mas você também não será capaz de ver ou ouvi-l@s e, portanto, perderá muitas pistas que ajudarão você se sentir segur@ lenta e gradualmente e desenvolver confiança com um analista online. A psicanálise se baseia muito na construção, desenvolvimento e manutenção de um relacionamento significativo e de confiança com a pessoa do analista. Se as dificuldades nos relacionamentos te levaram a buscar a psicanálise e você está achando difícil confiar, observe-se que seria uma vantagem para você se arriscar a construir tal relacionamento atravessando as próprias inseguranças, dificuldades, recompensas e negociações que vem com a construção de um relacionamento, para que você seja capaz de lidar com eles e esteja mais preparad@ no relacionamento com outras pessoas importantes em sua vida. Parece difícil imaginar isso acontecendo com alguém se você não pode ver ou ouvir, mas é possível todavia, você pode conversar comigo sobre isso, para que juntos possamos encontrar a melhor alternativa.

Como posso falar para uma câmera sobre meus pensamentos, sentimentos, desejos, angústias, lutas internas e preocupações? 

Você se acostuma rapidamente com a câmera e, em pouco tempo, o que realmente conta é o bom relacionamento que você está desenvolvendo com sua analista; não a tela entre vocês dois. Na verdade, algumas pessoas sentem que é muito mais confortável para elas falar sobre suas dificuldades em seu próprio espaço, porque se sentem mais seguras e ficam mais à vontade.

 

O que acontece na primeira sessão de Psicanálise online e/ou presencial?

A consulta inicial em Psicanálise, geralmente é para você e eu vermos como somos capazes de nos conectar, se há uma boa combinação entre nós. Para que o processo psicanalítico seja eficaz, é necessário um bom relacionamento entre paciente e analista. Estudos têm demonstrado que este é o melhor indicador, independentemente do modelo de terapia utilizado (ou seja, psicoterapia psicanalítica, terapia cognitivo-comportamental etc.). Para que um bom relacionamento psicoterapêutico se desenvolva, é preciso haver química entre paciente e terapeuta - como em qualquer outro tipo de relacionamento, profissional ou pessoal. Isso efetivamente significa que devemos ser capazes de sentar juntos - seja por meio de um trabalho cara a cara no meu consultório ou em terapia online via skype, para que possamos nos conectar e pensar juntos nas questões trazidas no momento. Geralmente fica claro na primeira sessão se podemos construir um bom relacionamento psicoterapêutico no qual podemos explorar todas as coisas que lhe geram preocupação.

Como sua Analista, algumas das coisas que faço são fazer perguntas, esclarecer, analisar e conduzir, quando necessário, indicar que fique um pouco mais com os problemas que surgem pois na Psicanálise, o objetivo é levar o sujeito a lidar melhor consigo e por consequência, se a ver com seu desejo, com sua subjetividade, com as questões do consciente e inconsciente.

Na primeira sessão, você é chamad@ para falar e delinear o que está em sua mente. Não é necessário que você tenha tudo claramente mapeado em seu pensamento pois na Psicanálise, você pode falar livremente o que vier a sua mente. Muitas vezes isso não é possível e certamente pode ser um dos motivos que o levaram à psicoterapia. Parte do trabalho é esclarecer a confusão em torno de várias questões e encontrar palavras para falar sobre o que está acontecendo, para que possamos melhor descrever e trabalhar com isso, a fim de obter um entendimento mais profundo. Só é preciso que você queira falar sobre o que está afligindo, o que está neste momento tomando sua atenção. Posso ajudar a falar sobre as dificuldades em mãos fazendo perguntas, declarando e esclarecendo o que entendi e, ocasionalmente, pedindo a você para ficar com uma questão específica que parece importante abrir e explorar.

Durante a sessão, vou perguntar sobre seu histórico em relação à sua saúde física e mental, incluindo sua educação e trabalho. Também farei perguntas sobre seu sistema familiar, a qualidade de seus relacionamentos com cuidadores importantes e sobre sua rede de apoio.

No final da sessão, tentarei resumir o que acho que está acontecendo com você e como podemos trabalhar juntos. Isso nem sempre é possível ou óbvio em uma sessão, portanto, mais sessões podem ser necessárias para que fique mais claro. Também há casos em que não é isso que se pede. A primeira sessão também é um bom momento para você fazer quaisquer perguntas sobre o processo da Psicanálise e a estrutura em que ela ocorrerá, incluindo os limites do contrato terapêutico e detalhes como dias e horários, atrasos e faltas, pagamentos, etc.

A primeira sessão irá variar e deve variar entre os indivíduos, dependendo dos problemas que você traz para a análise. 

Todas as alternativas acima são uma prática comum, mas não é a regra. Assim como sua análise será diferente da de seu amigo ou familiar pois não existe comparação, o inconsciente é individual, atemporal e porque você é um ser único, portanto, seus problemas também.

 

 

Psicanálise disponível online por meio do Skype patriciacarletti ou presencial.

Envie sua dúvida ou sugestão pelo whats  (11) 98252-2224 ou pelo email patriciacarletti@gmail.com